Núcleos Regionais

 

 

 

 

 

 

 

 

Logar



A Usina Ipê continua sua história de sustentabilidade PDF Imprimir E-mail

Usina IpêA história da Usina sempre contribuiu com ações socioambientais e a mais recente é a adesão ao Programa Semear de Dracena

 

A Usina Ipê faz parte do grupo Pedra Agroindustrial, que é voltado ao agronegócio e, desde 1931, trabalha para construir um cenário de equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, social e ambiental, de forma a contribuir com a qualidade de vida da sociedade atual e futura. Para dar continuidade a suas ações socioambientais, recentemente, a Usina Ipê aderiu ao Programa Semear que busca colaborar com a ressocialização e o reflorestamento.


O Programa Semear é uma ação conjunta entre as usinas de açúcar e álcool; o Instituto Brasileiro de Florestas; a Promotoria do Meio Ambiente; Prefeitura Municipal de Dracena e penitenciária. Trata-se de uma ação socioambiental que visa ao trabalho de ressocialização no Centro de Detenção Adriano Aparecido de Pieri, em Dracena, onde os presidiários trabalharão com o cultivo de mudas, que serão destinadas ao reflorestamento promovido pela Usina Caeté. No viveiro, serão produzidas mais de 2 milhões de mudas por ano com alto padrão de qualidade garantido pelo Instituto Brasileiro de Florestas.


Um dos objetivos do grupo Pedra Agroindustrial é atuar na área de energia renovável com competitividade de mercado. No entanto, respeitar o meio ambiente e contribuir para o desenvolvimento social são princípios fundamentais para a Usina.


Ações socioambientais sempre estiveram presentes na história do Grupo, como a adesão ao Protocolo Agroambiental - Etanol Verde. O Protocolo é um acordo efetuado entre a Secretaria do Meio Ambiente, a Secretaria da Agricultura e Abastecimento e a União da Indústria de Cana-de-açúcar - UNICA (entidade que representa o setor) e estabelece a antecipação do prazo para o fim da queima de cana-de-açúcar. Com a adesão ao acordo, a Usina recebeu o “Certificado de Conformidade Agroambiental”, que é anualmente renovado quando as metas estabelecidas no plano de ação são cumpridas.


As principais atividades da Pedra Agroindustrial são a produção de etanol (produto obtido pela fermentação do caldo da cana-de-açúcar), de produtos intermediários do processo de fabricação do açúcar. Além da produção de diferentes tipos de açúcar, como VVHP e o VVHPC, voltados para o mercado externo e o açúcar cristal branco voltado para o mercado interno. A Usina também produz energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar, que atende ao consumo interno de todas as unidades da empresa e ainda oferece o excedente ao mercado consumidor regional.


A empresa conta com quatro unidades produtoras, todas no estado de São Paulo: Usina da Pedra, em Serrana; Usina Buriti, em Buritizal; Usina Ibirá, em Santa Rosa de Viterbo e Usina Ipê, em Nova Independência, esta última colabora com o Programa Semear.

Usina Ipê

 

CONTATO E INFORMAÇÕES

Razão Social: Pedra Agroindustrial S/A - Usina Ipê
Endereço: Rod. Gal. Euclides de Oliveira Figueiredo, Km 167
CEP: 16940-000 - Caixa Postal: 2 - Nova Independência/SP
Fone: (18) 3744-9400 - Fax: (18) 3744-9444

 

Patrocínio

Entidade Operacional

  • Programa Semear
  • Programa Semear
  • Programa Semear
  • Programa Semear
  • Programa Semear
  • Programa Semear
  • Programa Semear
  • Programa Semear
  • Programa Semear

Pedidos de Mudas

 

Reserva de

Mudas

Nativas