Núcleos Regionais

 

 

 

 

 

 

 

 

Logar



Usina Dracena segue com rigor legislação ambientalista PDF Imprimir E-mail

alt

A usina obedece aos procedimentos necessários à preservação ambiental e a uma produção sustentável


A história da Usina Dracena é constituída por várias ações socioambientais. Seus ideais preservacionistas vêm ao encontro de projetos como o  Etanol Verde da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, do qual a Usina participa desde 2007. Essa linha de preocupação com o meio ambiente e com o social levou a Usina Dracena a aderir, em 2010, ao Programa Semear.


Dentre suas ações ambientais, a Usina tem investido na construção de um viveiro, com capacidade para fornecer até 150 mil mudas/ano, que deverão ser plantadas em áreas de reserva legal e matas ciliares dos rios e córregos que cortam as propriedades da Usina Dracena e de seus parceiros. Além disso, a Usina participa do Programa Semear, contribuindo com a ressocialização, o reflorestamento e a criação de oportunidades de emprego para presidiários, os quais cultivarão mudas que a Usina usará em seus projetos de reflorestamento.


Além do reflorestamento na área ambiental, a Usina Dracena ainda promove ações de Educação Ambiental, envolvendo treinamento pessoal e trabalhos de conscientização ambiental de alunos das instituições de ensino fundamental, técnico e superior da região.


A Usina acredita que o sucesso e a ótima produtividade da empresa estão ligados ao desenvolvimento de seus colaboradores. De acordo com Fernando Martins, engenheiro da Dracena, investir no desenvolvimento de pessoas significa investir na qualidade dos serviços que a empresa oferece, “Por isso tentamos abranger os diversos e diferentes setores, privilegiando todos os colaboradores”, diz.


Atualmente a Usina conta com 982 colaboradores e estima, para a safra de 2010, moer 1 milhão de toneladas de cana, que vão gerar aproximadamente 91.000 m3 de álcool. Em 2009 foram moídas 1.304,000 toneladas para a produção de 102,300 m3 de álcool. “O parque industrial da Usina Dracena é dotado de equipamentos de última geração da mais alta tecnologia, como o processo de extração de cana que utiliza um difusor totalmente automatizado. Além disso, o complexo industrial é compacto e abriga o que há de mais moderno na produção sucroalcooleira”, acrescenta Martins.


Martins ainda ressalta que todos os canaviais da Usina Dracena estão plantados em lavouras que recebem cuidados especiais, indo desde modernas técnicas de preservação de solo (curvas de nível, terraceamento, subsolagem, etc.), até a implantação de matas ciliares com mudas nativas ao longo das margens dos córregos, riachos e rios que passam pelas plantações. 

 

alt

alt

alt

 

CONTATO E INFORMAÇÕES

USINA DRACENA AÇÚCAR E ÁLCOOL LTDA.
Rodovia General Euclides de Oliveira Figueiredo, SP – 563,  km 116, S/N
Bairro Zona Rural
CEP: 17900-000 Caixa postal: 141
Dracena – SP
Telefone: (18) 3821-8600

 

Patrocínio

Entidade Operacional

  • Programa Semear
  • Programa Semear
  • Programa Semear
  • Programa Semear
  • Programa Semear
  • Programa Semear
  • Programa Semear
  • Programa Semear
  • Programa Semear

Pedidos de Mudas

 

Reserva de

Mudas

Nativas