Núcleos Regionais

 

 

 

 

 

 

 

 

Logar



Usina Central do Paraná promove recuperação florestal por meio de Programa Ambiental Integrado PDF Imprimir E-mail

 

A Usina Central do Paraná S.A., com sede em Porecatu – PR, aderiu voluntariamente ao Termo de Ajustamento de Conduta na Área Ambiental, denominado PROGRAMA AMBIENTAL INTEGRADO, com o objetivo principal de promover a recuperação florestal dos imóveis rurais do grupo Atalla na região de Porecatu e municípios vizinhos. A adesão, realizada no dia 31 d março de 2009, junto ao Ministério Público do Estado do Paraná e IAP – Instituto Ambiental do Paraná, com apoio da UEL – Universidade Estadual de Londrina e FAUEL – Fundação de Apoio para o Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina coloca sob gestão ambiental uma área de 5.748 hectares, que contempla o isolamento de áreas de preservação permanente lindeiras a cursos d’água, ocorrentes nas diversas propriedades. Além disso, objetiva-se a preservação de 1.515 hectares de fragmentos florestais remanescentes, o reflorestamento de 2.020 hectares de pastagens com espécies nativas da região, o enriquecimento vegetal de 406 hectares de remanescentes florestais existentes fora de APP, a regeneração natural de 1.806 hectares por meio da condução e manejo da evolução natural da cobertura florestal e a substituição de 635 hectares de reflorestamentos com eucaliptos por espécies nativas.

 

O Termo de Ajustamento de Conduta prevê, ainda, a implantação de Programa de Adequação Ambiental do Parque Industrial, Programa de Educação Ambiental e Programa de Monitoramento Ambiental, além de contribuir para a conservação do Parque Estadual do Ibicatu. O cronograma completo para a implantação do Programa Ambiental é de 18 anos, com início em 2009 e término em 2026, sendo 13 anos de implantação e mais 5 de monitoramento e controle.

 

Segundo Paulo Sergio Faria Munhós, da Divisão Agronômica da Usina Central do Paraná, o Programa Semear surge como uma excelente opção para a aquisição de mudas nativas de qualidade, entre outros serviços, haja vista a estrutura e o comprometimento do Instituto Brasileiro de Florestas, não só na produção e fornecimento de mudas, como no suporte técnico em todas as etapas do processo. “Será sem dúvida, uma parceria de grande sucesso, onde o maior benefício será do meio ambiente e, consequentemente, de toda a sociedade”, comemora.

 

alt

 

CONTATO E INFORMAÇÕES

Razão Social: Usina Central do Paraná S/A
Endereço: Parque Industrial S/N
CEP: 86160-000 - Caixa Postal: 151 - Porecatu/PR
Fone: (43) 3623-8135

 

Patrocínio

Entidade Operacional

  • Programa Semear
  • Programa Semear
  • Programa Semear
  • Programa Semear
  • Programa Semear
  • Programa Semear
  • Programa Semear
  • Programa Semear
  • Programa Semear

Pedidos de Mudas

 

Reserva de

Mudas

Nativas